Estilo Azul>

Artistas & Repertório

News

ILUSIA: O novo e aguardado álbum de rock progressivo de Corciolli
ILUSIA: O novo e aguardado álbum de rock progressivo de Corciolli

Completando 25 anos de carreira e cerca de 2 milhões de álbuns vendidos, o compositor, tecladista e produtor Corciolli consolidou-se como artista singular no cenário da música instrumental no Brasil. Perfeccionista (um legado de sua formação como arquiteto) Corciolli apresenta em seu trabalho, influências da música clássica, do jazz e do rock, mas amplia o leque de possibilidades sonoras ao incorporar elementos musicais de diversas culturas, tais como a tibetana, celta, flamenca, do oriente médio e extremo oriente. Suas composições e arranjos procuram criar espaços sagrados de percepção para os ouvintes, atuando como “janelas” que se abrem ao mundo interior.

 

Em seu novo álbum, ILUSIA, o músico reencontra com suas origens roqueiras, em vigorosas e intrigantes performances nos sintetizadores, utilizando samplers de guitarras, violões, orquestras de cordas e percussões épicas. “Minhas principais influências vieram de bandas de rock progressivo como Yes, Genesis e Pink Floyd, mas também do rock mais pesado: Van Halen, Iron Maiden e Led Zeppelin”, revela Corciolli.

 

Na adolescência, o tecladista ficou fascinado com as possibilidades sonoras oferecidas pelos sintetizadores eletrônicos, através de discos icônicos de artistas como Vangelis, Jean Michel Jarre e Tomita. Ao longo dos anos, Corciolli naturalmente incorporou tais influências em seus álbuns, mas em nenhum de seus trabalhos anteriores, deixa isso tão claro quanto em ILUSIA.

 

Apresentando 8 temas instrumentais, o músico criou, tocou e produziu as camadas e texturas sonoras de cada música, convidando o baterista Ramon Montagner e o baixista Mauricio Oliveira para participar das gravações. Para os sons de bateria, adicionou intensidade sonora nos processamentos de áudio e ambiência, complementando a performance com timbres sobrepostos de percussão orquestral e taikos japoneses.  Os samplers de guitarras e violões, somados às vigorosas execuções musicais, demonstram uma natural compreensão do tecladista em assumir o papel de guitarrista no projeto: “Não bastam apenas desenvolver bons timbres, é necessário pensar como um guitarrista, adaptando no teclado, as digitações, escalas e de forma especial a execução... só assim o resultado é alcançado. Tocando dessa forma, me diverti bastante, pois sempre achei que os guitarristas são figuras mais interessantes do que os tecladistas em uma banda” (risos), completa o músico.

 

As músicas, com títulos sugestivos como “O Homem Que Desapareceu Na Pintura” ou “Esferas de Luz em uma Neblina de Stephen King”, evocam histórias e cenários imaginários. ILUSIA é um “tour de force” para Corciolli, uma trilha sonora de rock progressivo, com narrativa própria, solos épicos e notável paleta de timbres e texturas.

 

Novos ventos para a música de Corciolli…

 

Confira: http://www.azulmusic.com.br/produtos/ver/194/ilusia.html