O núcleo de jovens compositores New Frequency lança seu quarto álbum autoral, Opus 4 – A Still Place for Harp and Violin, sob direção artística de João Marcondes. O grupo investiga com liberdade criativa diferentes possibilidades expressivas da música de câmara, reunindo obras que priorizam a escuta serena, o lirismo e a contemplação.
Neste novo trabalho, as peças giram em torno da combinação entre harpa e violino — instrumentos que, juntos, propõem um ambiente de quietude e introspecção. Ao dedilhar, a harpa ressoa no ambiente com seu timbre reflexivo, criando uma base harmônica sutil que se entrelaça ao violino, cuja linha melódica permeia o tecido sonoro com leveza e fluidez. A proposta estética conduz o ouvinte a um espaço de delicadeza e imersão sensorial.
A peça de abertura, Overture – The Voice of God – Pt. 1, de João Marcondes, estabelece o tom do álbum com sua escrita minimalista e atmosfera literário-musical. Em seguida, Sob a Luz da Lua, de João Paulice, amplia esse universo poético com uma narrativa musical sensível e onírica. Vergessen (Brazilian Waltz), de Pedro Saikali, propõe uma fusão entre elementos celtas e brasileiros em forma de valsa, explorando o multiculturalismo como linguagem artística. As obras integram um conjunto de composições que exploram diferentes nuances emocionais — do lirismo bucólico e introspectivo à fluidez melódica e rítmica que sugere imagens e afetos diversos.
O álbum conta com a participação de intérpretes de referência no cenário sinfônico brasileiro: a harpista Sole Yaya, integrante da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e professora da EMESP Tom Jobim; e o violinista Ricardo Takahashi, chefe de naipe da Orquestra Bachianas SESI-SP, violinista da OSUSP e professor da Escola Municipal de Música de São Paulo. Com apuro artístico e sensibilidade interpretativa, os músicos conferem unidade ao repertório e amplificam a expressividade das obras apresentadas.








