Figura proeminente no cenário musical brasileiro, o compositor, pianista e arranjador paulistano Bozzo Barretti foi membro do Capital Inicial – uma das maiores bandas de pop rock brasileiras – e também colaborou com artistas como Laura Pausini, Arrigo Barnabé, Tim Maia e Toquinho, entre outros.
Em seu álbum de estreia como artista solo, BEYOND THE EDGE, BEFORE THE STARS, Barretti explora todo seu potencial criativo e sua vasta experiência como músico, apresentando 14 peças autorais, onde escolhe o piano, seu instrumento original, como protagonista. Suas composições apresentam influências do minimalismo, do serialismo e do atonalismo, sem perder a essência melódica, onipresente em sua elegante escrita musical.
Engana-se quem considera as peças de fácil execução técnica. De fato, assim aparentam dentro da simplicidade de sua concepção. Entretanto, é na interpretação sutil das meticulosas dinâmicas, nos silêncios entre as notas e nos “tempos rubatos” que se revela a complexidade invisível de sua música. Seja evocando atmosferas modais, como em “Tempvs Transiti”, ou entrelaçando vozes contrapostas, como em “One Simple Melody”, Barretti sabe aliar maturidade musical a um raro senso para criação de ótimas melodias.
O álbum conta com a participação especial de Cássio Poletto no violino elétrico, em “Light Blue Sky (Revisited)”, e Rafael Cesário no violoncelo, em “From a Distant Land“. Um caminho distinto e singular para um artista cuja carreira sempre foi pautada por sucessos e novos desafios.