COMPOSITORES BRASILEIROS: DUOS PARA VIOLINO E VIOLA é fruto da parceria entre o violinista Claudio Cruz e o violista Gabriel Marin, apresentando uma antologia de peças musicais de compositores brasileiros, escritas para duos, entre 1946 e 2008. Trata-se de um repertório específico e quase completamente inédito em gravações, contemplado e viabilizado pelo Edital PROAC Expresso LAB 2021.
Amigos de longa data, os artistas são parceiros há muitos anos no premiado Quarteto Carlos Gomes, demonstrando grande integração e sintonia em suas interpretações. No repertório, destilam em nuances e performances firmes, importantes obras de grandes compositores eruditos brasileiros, como Heitor Villa-Lobos, Claudio Santoro, César Guerra-Peixe, Ernani Aguiar e Liduino Pitombeira. Em destaque, o primoroso “Duo para Violino e Viola”, composto em 1946 por Villa-Lobos, que ganha um raro registro fonográfico.
“Conheço Gabriel desde que ele era um adolescente – já na época era um violista especial. Me lembro de comentar com outros professores no Festival de Campos do Jordão sobre a grande musicalidade do jovem, que já demonstrava muita maturidade musical. Hoje é considerado um dos grandes violistas brasileiros. COMPOSITORES BRASILEIROS: DUOS PARA VIOLINO E VIOLA será um lançamento muito especial, que espero que todos apreciem. É raro vermos álbuns para violino e viola, mais ainda de música brasileira”, Claudio Cruz.