Compositores Brasileiros: Duos para Violino e Viola

COMPOSITORES BRASILEIROS: DUOS PARA VIOLINO E VIOLA é fruto da parceria entre o violinista Claudio Cruz e o violista Gabriel Marin, apresentando uma antologia de peças musicais de compositores brasileiros, escritas para duos, entre 1946 e 2008. Trata-se de um repertório específico e quase completamente inédito em gravações, contemplado e viabilizado pelo Edital PROAC Expresso LAB 2021.

Amigos de longa data, os artistas são parceiros há muitos anos no premiado Quarteto Carlos Gomes, demonstrando grande integração e sintonia em suas interpretações. No repertório, destilam em nuances e performances firmes, importantes obras de grandes compositores eruditos brasileiros, como Heitor Villa-Lobos, Claudio Santoro, César Guerra-Peixe, Ernani Aguiar e Liduino Pitombeira. Em destaque, o primoroso “Duo para Violino e Viola”, composto em 1946 por Villa-Lobos, que ganha um raro registro fonográfico.

“Conheço Gabriel desde que ele era um adolescente – já na época era um violista especial. Me lembro de comentar com outros professores no Festival de Campos do Jordão sobre a grande musicalidade do jovem, que já demonstrava muita maturidade musical. Hoje é considerado um dos grandes violistas brasileiros. COMPOSITORES BRASILEIROS: DUOS PARA VIOLINO E VIOLA será um lançamento muito especial, que espero que todos apreciem. É raro vermos álbuns para violino e viola, mais ainda de música brasileira”, Claudio Cruz.

Sugestões

Mozart: 5 Divertimentos, K. Anh. 299/439b

Escritos originalmente para corno di bassetto, os "5 Divertimentos” de Mozart foram adaptados para trio de cordas em interpretações irretocáveis.

Mozart: Sonatas for Piano and Violin, Vol. 1

,
Primeiro volume das "Sonatas para piano e violino" de Mozart, interpretadas por Claudio Cruz e Olga Kopylova.

Song of the Black Swan

,
Em um repertório minuciosamente escolhido, o encontro extraordinário do violinista e maestro Claudio Cruz com o pianista Marcelo Bratke.

Valsas & Choros

,
Repertório de canções brasileiras do início do século XX, interpretadas no violino e piano.

Beethoven: Duets

,
Seleção de obras de Ludwig van Beethoven, escritas para dois instrumentos, em memoráveis interpretações.

Mazas: 30 Etudes Spéciales, Op. 36

Antologia de 30 estudos para violino, escritos pelo compositor francês Jacques Mazas.

Kayser: 36 Violin Studies, Op. 20

Seleção de 36 estudos progressivos para violino, do compositor alemão Heinrich Kayser.