Cristian Budu
Considerado pela revista Gramophone como “um pianista impressionantemente original, com maturidade musical e compreensão que deixariam colegas com o dobro de sua idade com inveja”, Cristian Budu recebeu a mais honrosa citação do renomado pianista Nelson Freire, que acreditava que Budu seria seu sucessor.
Ele se estabeleceu como uma das principais figuras da nova geração de músicos clássicos, vencendo o prestigioso Concurso Internacional Clara Haskil na Suíça, considerado o prêmio mais importante para um pianista brasileiro nos últimos 30 anos. As conquistas de Budu incluem o título de Instrumentista do Ano pela APCA, Melhor Concerto do Ano no Guia da Folha e um lugar na prestigiosa lista da Gramophone dos “50 Melhores Registros de Chopin”. Ele se apresentou com renomados músicos clássicos, como Renaud Capuçon e Antonio Meneses, e colaborou com membros da Filarmônica de Berlim.
Budu também se apresentou como solista em orquestras mundialmente e se apresentou em locais e festivais de prestígio em todo o mundo. Filho de pais romenos, Budu cresceu em Diadema, Brasil, e recebeu sua formação musical na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Além disso, ele tem participado ativamente em diversos projetos musicais e iniciativas sociais, com o objetivo de democratizar o acesso à música clássica. Budu possui diploma em música pela Universidade de São Paulo (USP) e um Diploma de Artista pelo Conservatório de Música de New England, em Boston.