Marcelo Barboza

Igualmente respeitado pela solidez de seu trabalho orquestral e pela versatilidade de seus projetos como solista, Marcelo Barboza atua como primeira flauta da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e é um Associate of the Royal Academy of Music em Londres.

Foi flautista da OSESP de 1994 a 2002; paralelamente, manteve uma constante atividade como solista na Europa. Residindo na Suécia, atuou na Ópera Real de Estocolmo, Orquestra de Câmara de Odense e na Carl Nielsen Filarmônica. Regressou ao Brasil em 2006 para assumir o posto no Theatro Municipal.

Seus professores de flauta foram Mikhail Malt, Jean Noel Saghaard e, na USP, Antônio Carlos Carrasqueira. Estudou com William Bennett, Sebastian Bell, Richard Taylor e Lisa Beznosiuk (flauta barroca) na Royal Academy of Music e é Mestre pela University of London, na Inglaterra.

Marcelo é professor de flauta na FAAM em São Paulo, já deu cursos nas academias de Estocolmo, Piteå e Odense, e na maioria dos festivais brasileiros, incluindo Campos do Jordão e Virtuosi de Recife. Dentro de uma intensa atividade de música de câmara, destacam-se seus duos com o violonista Fábio Zanon e a pianista Clélia Iruzun.

ÁLBUNS