São Paulo Chamber Soloists
A São Paulo Chamber Soloists (SPCS) foi fundada por dois destacados músicos da cena clássica brasileira: Matthew Thorpe, primeiro violinista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e Alejandro Aldana, spalla da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo.
Visando alcançar o ápice da qualidade artística, a SPCS reúne 14 solistas de cordas de renome internacional, incluindo líderes das mais prestigiadas orquestras paulistanas. Em sua jornada rumo à excelência musical, o grupo se dedica à exploração de um repertório diversificado, abrangendo estilos que vão do barroco e clássico ao romântico e contemporâneo, com especial atenção aos compositores de comunidades sub-representadas.
Além disso, a SPCS colabora regularmente com renomados compositores brasileiros como Clarice Assad, João Guilherme Ripper, Felipe Senna, Léa Freire, Alexandre Guerra e Silvia Goes. Laureados com o Prêmio PROAC de História de Realização Musical em 2020, a São Paulo Chamber Soloists adotam práticas das mais eminentes orquestras de câmara, atuando sem maestro e realizando apresentações em pé, o que potencializa a experiência de uma verdadeira colaboração musical coletiva.