fbpx

Suite: Nocturnal Archetype for Cello and Clarinet

O compositor e educador musical João Marcondes apresenta seu álbum Suite: Nocturnal Archetype for Cello and Clarinet, reunindo cinco obras autorais escritas para clarinete e violoncelo — formação rara e expressiva, que Marcondes vem explorando há mais de duas décadas.

O ponto de partida dessa trajetória criativa remonta à peça Sobre Lobos e Pássaros, composta em 2004 em homenagem a Tom Jobim e Heitor Villa Lobos. Com Suite Nocturna, entretanto, o compositor mergulha em um território mais denso e introspectivo, marcado por paisagens noturnas, silêncios e tensões internas. Com fraseados livres e métricas singulares, as obras propõem uma escuta aprofundanda e sensível, guiada por uma narrativa sutil.

As interpretações ficam a cargo de Sérgio Burgani — primeiro clarinetista da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e Joel Silva de Souza, doutor em música e professor de violoncelo na Unesp, membro da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM) e do Quarteto Camargo Guarnieri.

Sugestões

Afro-Brazilian Suite – Ancestrality for Harp, Cello and Clarinet | for Harp, Cello and Violin

João Marcondes apresenta uma obra que une música e memória, em um gesto de reconexão com as origens brasileiras.

Brazilian Suite No. 1 for Piano & Viola

O compositor João Marcondes lança Brazilian Suite No. 1 for Piano & Viola, dedicada às múltiplas vertentes da música de concerto brasileira.

Opus 3

Sonoras lança OPUS 3, álbum em que revela de forma autêntica sua musicalidade através da sonoridade singular do trio formado por harpa, clarinete e violoncelo.

Brazilian Sadness Pt. 2

João Marcondes apresenta Brazilian Sadness Pt. 2 — um impactante ciclo de treze peças para quarteto de cordas que mergulha nas contradições, feridas e identidades do Brasil.

Opus 3

New Frequency celebra a conexão entre tradição e inovação musical, reafirmando a música como uma ponte atemporal, transitando entre épocas, estilos e linguagens, unindo o legado dos mestres ao ímpeto criativo das novas gerações.

The Smile and the Flower Suite

Marcondes rompe com os paradigmas da música clássica contemporânea ao reunir uma instrumentação ousada, marcada pela expressividade e pela riqueza de texturas.