O compositor e educador musical João Marcondes apresenta seu álbum Suite: Nocturnal Archetype for Cello and Clarinet, reunindo cinco obras autorais escritas para clarinete e violoncelo — formação rara e expressiva, que Marcondes vem explorando há mais de duas décadas.
O ponto de partida dessa trajetória criativa remonta à peça Sobre Lobos e Pássaros, composta em 2004 em homenagem a Tom Jobim e Heitor Villa Lobos. Com Suite Nocturna, entretanto, o compositor mergulha em um território mais denso e introspectivo, marcado por paisagens noturnas, silêncios e tensões internas. Com fraseados livres e métricas singulares, as obras propõem uma escuta aprofundanda e sensível, guiada por uma narrativa sutil.
As interpretações ficam a cargo de Sérgio Burgani — primeiro clarinetista da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e Joel Silva de Souza, doutor em música e professor de violoncelo na Unesp, membro da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM) e do Quarteto Camargo Guarnieri.