fbpx

Afro-Brazilian Suite – Ancestrality for Harp, Cello and Clarinet | for Harp, Cello and Violin

Compreender nossas origens. Estar ao lado delas, defendê-las, reverenciá-las — antecipá-las ou ecoá-las em um diálogo contínuo e simbiótico. A partir desse olhar, o compositor e educador musical João Marcondes apresenta seu novo álbum, Afro-Brazilian Suite – Ancestrality.

Escrita para uma formação camerística singular — harpa, clarinete e violoncelo, com uma segunda instrumentação que intercala o violino ao violoncelo — a obra é um tributo às ancestralidades africanas e indígenas que moldaram a identidade brasileira, frequentemente silenciadas pela história oficial. Em cinco movimentos, a suíte reverbera tambores africanos, vozes iorubás e lamentos nativos, transformando ritmos e símbolos em música: ijexás, batuques, aguerês, Oxóssi de São Sebastião, sobrevivência e vida.

Forjada sob um compromisso artístico e ético com a memória coletiva, a música de Marcondes denuncia apagamentos históricos ao mesmo tempo em que celebra a força espiritual e a resistência de nossos povos originários. Em Afro-Brazilian Suite – Ancestrality, o compositor converte em som a herança de um Brasil descoberto por uma invasão e forjado a ferro, fogo e sangue — mas sustentado, sobretudo, pela fé, ancestralidade e permanência de suas raízes.

Mais uma vez, João Marcondes reafirma sua sensibilidade e rigor artístico, oferecendo uma obra que é, simultaneamente, música e memória, criação e testemunho — um gesto poético de reconexão com as origens que nos definem.

Sugestões

Opus 6 for Harp, Cello and Violin

Em seu novo álbum, DeComposers apresenta um projeto ambicioso, no qual harpa, violoncelo e violino se encontram em uma experiência camerística intensa e ousada.

Andean Airs for Harp | for Harp and Violin

Inspirado pela diversidade latino-americana, João Marcondes transforma paisagem e espiritualidade em uma experiência sonora envolvente através da harpa.

Vertigo for String Quartet

Em Vertigo for String Quartet, Marcondes oferece uma criação inventiva que alia ousadia estética com ressonância emocional.

Opus 4 – A Still Place for Harp and Violin

Em uma imersão poética e sensorial, New Frequency celebra o lirismo através do diálogo entre harpa e violino.

OPUS 3

Em Opus 3, o coletivo Resonance explora múltiplas estéticas e atmosferas sonoras, com dez obras inéditas em uma instrumentação para oboé, clarinete e fagote.

Opus 5

O coletivo de compositores DeComposers apresenta sua formação mais abrangente até agora — uma camerata mista composta por piano, contrabaixo, violino, clarinete e oboé.

Brazilian Suite No. 1 for Piano & Viola

O compositor João Marcondes lança Brazilian Suite No. 1 for Piano & Viola, dedicada às múltiplas vertentes da música de concerto brasileira.

Opus 5

The Unpredictable explora timbres raros e sofisticados. Síntese da maturidade do grupo, o álbum reafirma sua identidade e aponta novos caminhos criativos

Suite: Nocturnal Archetype for Cello and Clarinet

João Marcondes apresenta seu álbum Suite: Nocturnal Archetype for Cello and Clarinet, reunindo cinco obras autorais escritas para clarinete e violoncelo.