Afro-Brazilian Suite – Ancestrality for Harp, Cello and Clarinet | for Harp, Cello and Violin
Compreender nossas origens. Estar ao lado delas, defendê-las, reverenciá-las — antecipá-las ou ecoá-las em um diálogo contínuo e simbiótico. A partir desse olhar, o compositor e educador musical João Marcondes apresenta seu novo álbum, Afro-Brazilian Suite – Ancestrality.
Escrita para uma formação camerística singular — harpa, clarinete e violoncelo, com uma segunda instrumentação que intercala o violino ao violoncelo — a obra é um tributo às ancestralidades africanas e indígenas que moldaram a identidade brasileira, frequentemente silenciadas pela história oficial. Em cinco movimentos, a suíte reverbera tambores africanos, vozes iorubás e lamentos nativos, transformando ritmos e símbolos em música: ijexás, batuques, aguerês, Oxóssi de São Sebastião, sobrevivência e vida.
Forjada sob um compromisso artístico e ético com a memória coletiva, a música de Marcondes denuncia apagamentos históricos ao mesmo tempo em que celebra a força espiritual e a resistência de nossos povos originários. Em Afro-Brazilian Suite – Ancestrality, o compositor converte em som a herança de um Brasil descoberto por uma invasão e forjado a ferro, fogo e sangue — mas sustentado, sobretudo, pela fé, ancestralidade e permanência de suas raízes.
Mais uma vez, João Marcondes reafirma sua sensibilidade e rigor artístico, oferecendo uma obra que é, simultaneamente, música e memória, criação e testemunho — um gesto poético de reconexão com as origens que nos definem.