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Brazilian Sadness Pt. 2

A música de câmara, tal como se consolidou na tradição ocidental, encontrou em Joseph Haydn seu mais notável arquiteto. O quarteto de cordas sempre se revelou, para João Marcondes, um convite simbólico à criação, uma estrutura privilegiada para a transmutação de ideias musicais em forma e expressão. Desde os primeiros passos de sua trajetória, Marcondes dedicou-se à imersão nesse universo, investigando seu repertório, seus cânones e os estigmas que o circundam.

Foi nesse percurso que, explorando o acervo do MIS, deparou-se com um registro de Heitor Villa-Lobos comentando sobre a singularidade do quarteto de Debussy. O compositor brasileiro asseverava que essa obra superava em relevância os incontáveis quartetos de Haydn e de outros mestres do gênero. Ao ouvi-lo, Marcondes compreendeu o fascínio que a peça exercia sobre Villa-Lobos, mas também percebeu que a instrumentação transcende fronteiras e assume contornos estéticos maleáveis, ressignificando-se a partir do olhar de cada criador.

Dessa reflexão emergiu a série Lamento Brasileiro – ou Brazilian Sadness –, um ciclo de treze peças que traduzem, em som, as tensões, feridas e contradições que marcam a gênese do povo brasileiro. Forjada em meio a uma trajetória histórica permeada por conflitos e assimetrias, essa série não se limita a um conjunto de composições: é um ensaio musical sobre identidade, um questionamento profundo acerca do que somos – e, sobretudo, de quem somos.

Sugestões

Opus 3

New Frequency celebra a conexão entre tradição e inovação musical, reafirmando a música como uma ponte atemporal, transitando entre épocas, estilos e linguagens, unindo o legado dos mestres ao ímpeto criativo das novas gerações.

The Smile and the Flower Suite

Marcondes rompe com os paradigmas da música clássica contemporânea ao reunir uma instrumentação ousada, marcada pela expressividade e pela riqueza de texturas.