Anastasiya Evsina
Anastasiya Evsina é uma pianista de renome internacional que se apresentou em locais como o Tokyo Opera City Recital Hall e o Minato Mirai Recital Hall em Yokohama, o Palácio Nacional da Cultura em Sofia, o Paderewsky Hall em Lausanne, o Rachmaninov Hall no Conservatório Tchaikovsky em Moscou, o Centro Cultural em São Paulo, o Teatro Plínio Marcos em Brasília, a Casa da OSPA em Porto Alegre e a Fundação Eva Klabin no Rio de Janeiro.
A paixão de Evsina pelo piano começou aos quatro anos de idade. Sua trajetória acadêmica é notável: após se formar com Honras na Academia Gnessin, ela obteve um mestrado no prestigioso Conservatório Tchaikovsky em Moscou e se especializou em música de câmara na própria Academia Gnessin.
Ao longo de sua carreira, Evsina foi premiada em competições na Rússia, e seu talento foi destacado em uma transmissão nacional pela TV1 Bulgária. No Brasil, ela é frequentemente convidada para dar master classes na Universidade de Brasília. Em 2021, ela iniciou uma série de recitais intitulada “Grandes Compositores-Pianistas”, apresentando obras de Rachmaninov, Feinberg, Brahms e Liszt. Em 2023, a pianista foi convidada para ser solista no Concerto No. 5 de L. van Beethoven e no Concerto de E. Grieg com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS), gravado pela TV Senado, que fez um documentário especial sobre a trajetória da pianista. Evsina também se apresentou como solista com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).