Em 2023, após um recital em Genebra, a pianista russa Anastasiya Evsina e o violoncelista brasileiro Raïff Dantas Barreto decidiram produzir um álbum inteiramente dedicado ao compositor Sergei Rachmaninoff, celebrando seu 150º aniversário de nascimento.
RACHMANINOFF: CELLO SONATA, OP. 19 & ROMANCES revela as nuances vocais das melodias do compositor russo, enquanto explora algumas das peças mais importantes do repertório dos instrumentos. Ao findar do século XX, Rachmaninoff enfrentava uma séria crise de confiança, desencadeada pela desastrosa estreia de sua primeira sinfonia, levando-o a um ciclo de escassa produção. Entre as primeiras grandes obras que surgiram após esse período de convalescência, está a “Cello Sonata in G Minor, Op. 19”, concluída em novembro de 1901. A peça se caracteriza pelo diálogo profundo e tecnicamente desafiador entre o piano e o violoncelo. Dantas Barreto e Evsina demonstram uma natural intimidade com a obra do compositor, mas também, musicalidade, sintonia e virtuosismo em sua interpretação.
Além da sonata, o álbum apresenta três romances originalmente escritos para voz e piano. “Vocalise, Op. 34 No. 14”, uma das melodias mais emblemáticas na história da música e a mais célebre dentre as mais de oitenta canções criadas por Rachmaninoff, destaca-se por sua peculiaridade: a única sem texto. Os outros dois romances, transcritos e arranjados para cello por Dantas Barreto, “Do Not Sing, My Beauty, Op. 4 No. 4” e “The Dream, Op. 8 No. 5”, foram inspirados em poemas de autores russos.