fbpx

Em “Homelands”, o quarteto de cordas Vaughan String Quartet reúne obras contemporâneas, que conectam compositores brasileiros como Marcílio Onofre e Beetholven Cunha ao canadense David Dykstra e ao italiano Nino Rota – este último contemplado pela interpretação de um quarteto de cordas raramente executado.

Composto pelos brasileiros Vladimir Rufino (1º violino) e Fabiola Amorim (viola), e pelos italianos Mattia Berrini (2º violino) e Silvia Buttiglione (violoncelo), o quarteto procurou reunir a herança cultural de seus países originários, assim como do Canadá, onde atualmente residem. Dessa forma “Homelands” oferece um panorama de diferentes culturas, contrastando peças líricas e delicadas, com obras de ritmos e expressões vibrantes.

String Quartet de Nino Rota, oferece toda a engenhosidade musical do grande mestre italiano, compositor das memoráveis trilhas sonoras dos filmes de Federico Fellini em uma obra de melodia cativante e destacado humor rítmico; Immigrant Quartet “Skeletons”, de Marcílio Onofre, ressoa com a experiência imigratória do quarteto, transformando suas vivências pessoais em uma celebração de convergência cultural e resiliência; Curious and Cold de David Dykstra, foi inspirada em uma interpretação do hino nacional do Canadá, encapsulando a adaptabilidade do quarteto na imponente e gélida paisagem canadense, por meio de suas ricas metáforas sonoras; String Quartet No. 6 de Beetholven Cunha, reverbera como uma pujante homenagem às tradições nordestinas do Brasil, entrelaçando tradicionais elementos folclóricos coma inquietude das inovações culturais.

O repertório escolhido não somente demonstra a excepcional capacidade técnica do quarteto, mas seu compromisso em enriquecer o repertório clássico, com novas vozes e perspectivas sonoras.

Sugestões

Dialogues

Em Dialogues, os violinistas Frank Ho e Vladimir Rufino se unem à violista Fabiola Amorim em um álbum que explora a riqueza expressiva do trio de cordas, unindo tradição e atualidade.

Mosaico

Primeiro álbum do quarteto canadense, apresentando peças de compositores italianos e brasileiros.

Amoroso

Álbum de estreia da violista canadense-brasileira Fabiola Amorim, com obras selecionadas de compositores brasileiros.

From Brazilian Northeast

Álbum de estreia do violinista Vladimir Rufino, com obras de compositores contemporâneos da Paraíba.

DEBUT

Apresentando uma seleção de peças escritas especialmente para violino e viola, o duo transita por diferentes compositores e épocas.