João Marcondes
João Marcondes é compositor e educador musical em sua essência mais profunda. Sua trajetória combina criação, pesquisa e ensino com uma dedicação rara à música e à formação de novas gerações de artistas. Com obra marcada por rigor técnico e sensibilidade estética, Marcondes revela um entendimento integral dos elementos que compõem a linguagem musical — harmonia, ritmo, timbre, forma e história — articulando-os com naturalidade em uma escrita autoral que une tradição e contemporaneidade.
Entre suas principais influências estão os compositores franceses e russos, além da ideologia modernista brasileira de Oswald e Mário de Andrade, que inspiram sua visão estética e humanista da arte. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura sob orientação do historiador Arnaldo Daraya Contier — de quem foi o último orientando —, Marcondes é também especialista em docência em música brasileira, graduado e técnico em música. Publicou mais de setenta livros e criou sete cursos reconhecidos pelo MEC, contribuindo decisivamente para a formação de músicos e compositores em todo o país.
Reconhecido como um dos principais educadores musicais da atualidade, Marcondes tem atuação internacional, com palestras e workshops realizados em 23 países da América Latina, Europa e Ásia, abordando temas como composição, improvisação e música brasileira. Sua prática pedagógica é marcada pela valorização da diversidade estética e pela busca constante de inovação, estimulando o pensamento crítico e criativo em seus alunos.
Como compositor, possui mais de 700 obras solo e de música de câmara em diferentes formações — duos, trios, quartetos, quintetos e cameratas — muitas delas com registro fonográfico lançado nos últimos anos e utilizadas em trilhas sonoras de filmes e balés.
À frente de uma geração de novos compositores, João Marcondes fundou sete núcleos de criação musical, reunindo cerca de cinquenta jovens autores e autoras. Nesses projetos, atua como mentor e produtor, promovendo a difusão da nova música de câmara brasileira e consolidando um espaço de diálogo, experimentação e excelência artística.