Karin Fernandes
A pianista Karin Fernandes nasceu em São Paulo, Brasil, e participou de cursos de especialização em Portugal com Maria João Pires, na França com o pianista Bernard Flavigny, e na Inglaterra, como bolsista integral no Third Oxford International Piano Festival/2001, onde teve masterclasses com Menahem Pressler, Pierre-Laurent Aimard, Oxana Yablonskaya, Maria Curcio e Cristina Ortiz. No Brasil, Karin foi aluna de Lina Pires de Campos, ampliando seus conhecimentos musicais em seu país natal.
Como solista, já se apresentou com a Filarmônica do Amazonas, Orquestra Sinfônica de Campinas, OSUSP, OSESP, Camerata OSESP, Ensemble Cairn (França), Sinfonia Cultura, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra do Teatro São Pedro, Orquestra Sinfônica de Sergipe e Orquestra Sinfônica Nacional (Paraguai), entre outros. Também é recitalista ativa, com apresentações frequentes na Europa (Inglaterra, França, Alemanha e Portugal) e na América do Sul (Brasil, Argentina e Paraguai). Recentemente, realizou sua terceira turnê europeia, com recitais em Berlim e em Paris.
A pianista foi premiada em 1ºlugar em 21 concursos de piano no Brasil e conquistou o primeiro lugar no importante e disputado X Prêmio Eldorado de Música em 1999. Em 2015, o seu álbum “Cria – Nova Música Brasileira para Piano, Vol. I” recebeu o Prêmio Concerto como o Melhor CD do Ano no Brasil. No ano seguinte, o seu álbum “Seresta, Choro e Homenagem a Fructuoso Vianna”, que apresenta peças de Camargo Guarnieri para piano e orquestra, foi finalista na categoria de Melhor Álbum Clássico de 2015 no prestigioso 27º Prêmio da Música Brasileira, competindo com outros dois CDs, ambos da OSESP. Em abril de 2017, a pianista foi reconhecida como Melhor Instrumentista Clássica no Prêmio Profissionais da Música. Em 2019, o terceiro álbum do seu trio, intitulado “Trio Puelli”, que apresenta a primeira gravação integral dos Trios para piano, violino e violoncelo de Radamés Gnatalli, foi escolhido como o CD do Ano pelo Prêmio Concerto.