Em PERFUME, projeto dividido em dois volumes, a pianista paulistana Karin Fernandes visita o precioso legado da compositora e maestra Chiquinha Gonzaga,em um de seus gêneros mais emblemáticos: as valsas.
Vencedora de 21 prêmios nacionais, entre eles o “X Prêmio Eldorado de Música”, em 1999, Karin dedicou-se a um profundo e meticuloso registro do repertório de valsas de Chiquinha, inicialmente inspirada e impactada por uma de suas obras, Harmonias do Coração. A extensão e qualidade das partituras impressionou a pianista, que dividiu o projeto em dois volumes: Nesse primeiro álbum, são apresentadas valsas até então inéditas e desconhecidas pelo grande público. Destacam-se as canções Walkyria (da Operetta “A Corte na Roça”) – amplamente celebrada em sua época e que se tornou tema do broche-talismã da maestrina – e … A Rir o Santo Dia… (da Zarzuela “Dama de Ouros”), expressão lírico-dramática de origem espanhola, que tanto seduziu plateias no século XIX.
O repertório ainda inclui homenagens pessoais, como Rosa, dedicada à mãe de Chiquinha após um tocante reencontro, e tributos como Carlos Gomes e Saudade, em memória do querido amigo e compositor. Para além da revisitação essencial de Harmonias do Coração, o álbum explora outras valsas, destacando-se Yara “Coração de Fogo” e Borboleta.
Perfume: Chiquinha Gonzaga Waltzes, Vol. 1 não se limita a mostrar o virtuosismo técnico nas interpretações da pianista, mas, sobretudo faz uma ode às emoções evocadas pelas valsas de Chiquinha, imortalizadas nestes álbuns.