Em “Homelands”, o quarteto de cordas Vaughan String Quartet reúne obras contemporâneas, que conectam compositores brasileiros como Marcílio Onofre e Beetholven Cunha ao canadense David Dykstra e ao italiano Nino Rota – este último contemplado pela interpretação de um quarteto de cordas raramente executado.
Composto pelos brasileiros Vladimir Rufino (1º violino) e Fabiola Amorim (viola), e pelos italianos Mattia Berrini (2º violino) e Silvia Buttiglione (violoncelo), o quarteto procurou reunir a herança cultural de seus países originários, assim como do Canadá, onde atualmente residem. Dessa forma “Homelands” oferece um panorama de diferentes culturas, contrastando peças líricas e delicadas, com obras de ritmos e expressões vibrantes.
String Quartet de Nino Rota, oferece toda a engenhosidade musical do grande mestre italiano, compositor das memoráveis trilhas sonoras dos filmes de Federico Fellini em uma obra de melodia cativante e destacado humor rítmico; Immigrant Quartet “Skeletons”, de Marcílio Onofre, ressoa com a experiência imigratória do quarteto, transformando suas vivências pessoais em uma celebração de convergência cultural e resiliência; Curious and Cold de David Dykstra, foi inspirada em uma interpretação do hino nacional do Canadá, encapsulando a adaptabilidade do quarteto na imponente e gélida paisagem canadense, por meio de suas ricas metáforas sonoras; String Quartet No. 6 de Beetholven Cunha, reverbera como uma pujante homenagem às tradições nordestinas do Brasil, entrelaçando tradicionais elementos folclóricos coma inquietude das inovações culturais.
O repertório escolhido não somente demonstra a excepcional capacidade técnica do quarteto, mas seu compromisso em enriquecer o repertório clássico, com novas vozes e perspectivas sonoras.









