O acordeonista brasileiro Eliomar Landim apresenta seu novo álbum 6 Preludes and Fugues, primeiro registro autoral de sua aclamada discografia.
Formado pelo Conservatório Musical Beethoven, São Paulo, Landim se destacou ainda jovem como semifinalista do concurso Prelúdio (TV Cultura), tornando-se o único acordeonista a alcançar esse feito na história do programa. Com atuação voltada ao repertório clássico e contemporâneo, é autor do Concerto para Acordeão e Orquestra nº 1 em Si menor — uma das raras obras brasileiras dedicadas a essa formação.
6 Preludes and Fugues é composto por 12 faixas originais que dialogam com a tradição barroca por meio de uma linguagem mais contemporânea. Inspirado na obra de J. S. Bach, o projeto combina estruturas clássicas de prelúdios e fugas, com sonoridades atuais e elementos do “novo tango” de Astor Piazzolla. Com escrita para acordeon free bass, (sistema com teclas de baixos que executam notas individuais, permitindo maior liberdade harmônica) ; As composições exploram combinações rítmicas, modulações, ostinatos e texturas polifônicas em três vozes, revelando não apenas sua criatividade como compositor, mas o alto nível de domínio técnico e sensibilidade de Landim como intérprete.
O álbum traz à luz, uma síntese equilibrada entre tradição e inovação, se firmando como uma relevante contribuição ao repertório moderno para acordeon solo; Landim demonstra, com tenacidade e extraordinária consistência, que a música de câmara de nossos dias, pode e deve ampliar seu leque instrumental, se beneficiando com projetos que estimulem novas audiências.