Celebrando o centenário de nascimento do compositor Gabriel de Paula Machado, a pianista Olga Kopylova lança o álbum SAUDADE, no qual homenageia o legado de um dos mais ilustres nomes da música paranaense.
Há cerca de uma década, Kopylova teve o primeiro contato com as obras de Machado, quando atuou como solista em um concerto em Ponta Grossa, cidade natal do compositor. Escritas entre 1945 e 1952, as peças resgatam formas da tradição clássica, tais como a barcarola, a valsa, o noturno, a mazurca e o prelúdio, que floresceram durante os períodos romântico e pós-romântico, por meio de mestres como Chopin e Scriabin. Machado, contudo, confere distinção aos modelos clássicos, seja recriando a estrutura convencional das peças ou incorporando elementos inovadores que ampliam seus formatos. Um exemplo disso é a improvisação livre em sua “Valsa Triste”, que estabelece um diálogo entre o passado e o presente. No álbum, sobressaem-se peças como “A Valsa em Quatro Tempos”, composição dividida em quatro movimentos, dedicados à sua esposa e às três filhas, e “Os Quatro Prelúdios”, obras contrastantes que se assemelham aos quatro movimentos de uma sonata. As gravações também incluíram algumas de suas obras inspiradas em ritmos do folclore brasileiro, como “Cantigas de Roda”, “Estudo em Forma de Samba”, “Tema Brasileiro” e “Sambando”.
A interpretação singular de Kopylova revela raras perspectivas e nuances presentes na linguagem musical do compositor, cuja obra evoca a essência da Belle Époque em suas tocantes melodias, mas se mostra completamente contextualizada no momento atual.