Em uma leitura de referência, o renomado Quarteto Carlos Gomes apresenta o segundo volume da série dedicada aos quartetos de cordas de Felix Mendelssohn, revelando a complexidade e o detalhismo inerentes a essas composições.
Constituído por Claudio Cruz (violino), Adonhiran Reis (violino), Gabriel Marin (viola) e Alceu Reis (violoncelo), os músicos reúnem neste álbum os Quartetos de Cordas No. 4, 5 e 6, em uma gravação que revela, entre outras qualidades, a profunda dedicação ao preparo das peças e a execução apaixonada. Entre as obras apresentadas, se destaca a interpretação irrepreensível do Quarteto No. 6, revelando o profundo domínio do compositor no âmbito da música de câmara, mas também evidenciando, de maneira expressiva, seu lirismo distinto e a notável capacidade de introduzir inovações harmônicas. Essa peça estabelece-se como um ápice na obra integral de Mendelssohn. Concebida durante um período de profundo luto, a composição reflete sensivelmente as emoções e o contexto vivenciados pelo compositor, sendo ela a última grande obra musical que completou, dois meses antes de seu falecimento.
Com um currículo individual e como conjunto de câmara, celebrado pela crítica especializada, o Quarteto Carlos Gomes complementa de forma brilhante e definitiva as interpretações apresentadas no volume inaugural. Suas aberturas dramáticas, domínio de timbres e uma onipresente maestria musical, o quarteto desafia e expande as fronteiras do repertório escrito para os instrumentos, consolidando sua trajetória com esse antológico registro das obras.