O violinista italiano, radicado no Brasil, Emmanuele Baldini, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), ocupa uma posição proeminente no cenário da música clássica brasileira e internacional. Como artista solo, vem construindo uma sólida discografia, expressa em projetos e gravações emblemáticas.
É o caso do álbum CAPRICCIO, onde Baldini convida o jovem e talentoso violinista Leonardo Bock, para juntos, explorarem a rica tradição da música escrita para dois violinos. Abrangendo períodos que vão do barroco ao romantismo, o álbum se distingue pelo diálogo íntimo entre os dois instrumentos, que se entrelaçam em sonatas, suítes e capriccios dos compositores Jean-Marie Leclair, Johan Halvorsen, Carl Nielsen, Georg P. Telemann, Maddalena Laura Sirmen, Joseph Bologne (Chevalier de Saint-George) e Henryk Wieniawski. A primorosa seleção inclui, ademais, peças raramente interpretadas e destaca personalidades históricas, entre elas, Maddalena Laura Sirmen, uma das poucas compositoras de sua era, e Chevalier de Saint-Georges, figura extraordinária no cenário da música clássica e primeiro músico negro a ser aclamado com reconhecimento crítico na Europa do século XVIII, rompendo barreiras sociais ao se consagrar como exímio violinista, compositor e também esgrimista.
Cada tema escolhido, desde as demandas virtuosísticas de Wieniawski, até as refinadas composições de Leclair, que revelam genialidade intrínseca nos diálogos ternos e combativos de sua escrita musical, permite aos ouvintes, não apenas contemplar a complexidade técnica, mas também compreender o contexto emocional e biográfico que permeia cada obra. O duo apresenta um álbum conciso, virtuoso e de notável sensibilidade, revelando um promissor e longevo horizonte para novos encontros.