fbpx

Brazilian Music for Oboe And Piano

Em Brazilian Music for Oboe And Piano, Alexandre Ficarelli — oboísta, professor do Departamento de Música da ECA-USP — e Marcos Aragoni — especialista em música de câmara, pianista do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo — dirigem-se a artistas brasileiros atuantes nos séculos XX e XXI. São eles: Camargo Guarnieri (1907-1993), Osvaldo Lacerda (1927-2011), Ernst Mahle (1929), Mario Ficarelli (1935-2014) e Liduino Pitombeira (1962).

Nos Ponteios No. 39 e No. 44 de Guarnieri, originalmente para piano solo, veem-se a fecundidade do compositor e o zelo do então arranjador Osvaldo Lacerda. Da lavra desse último, a subsequente Sonata para Oboé e Piano acolhe amplos contrastes entre os movimentos. Sua densidade expressiva é flagrante na performance do duo.

Sonata para Oboé e Piano de Pitombeira foi composta especialmente para o álbum. No primeiro movimento, tece intertextualidade com Sonata ao Luar, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e Pierrot Lunaire, de Arnold Schoenberg (1874-1951). No segundo, revisita a forma sonata, recorrendo a elementos antes utilizados na obra.

Em Brazilian Music for Oboe And Piano, não há frase ou intenção desperdiçadas nas interpretações de Ficarelli e Aragoni. A singularidade do repertório que escolhem é vultosa; todas as peças, salvo as de Guarnieri, jamais foram gravadas antes. Auspicioso registro para uma arte rara, que reclama por ser escutada.

Texto: Daniel Bento – @enxerguemusica

Sugestões

Brazilian Music for Oboe & Cello

,
Obras selecionadas de compositores brasileiros, em duos e solos para oboé e violoncelo.