Paola Baron
Italiana, Paola Baron é Harpista Principal da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo – já foi membro da OSESP de 2007 a 2014 e do Teatro Ópera e Ballet em Liubliana (Eslovênia).
Formou-se com Patrizia Tassini no Conservatório J. Tomadini em Udine (Itália), com a nota máxima, e obteve o mestrado com louvor na Universidade Mozarteum em Salzburg (Áustria) com Sarah O’Brien. Frequentou o curso de pós-aperfeiçoamento no Conservatoire National Supérieur de Musique em Lyon (França) com Fabrice Pierre. Em 2018 concluiu seu doutorado em Musicologia sobre a obra de Luciano Berio e de Flo Menezes no Instituto das Artes da UNESP em São Paulo, sob a orientação do compositor Flo Menezes.
Colaborou como Harpista Principal com a Orquestra Fondazione Arturo Toscanini (dir. Lorin Maazel), Orchester der Tiroler Festspiele (dir. Gustav Kuhn), Birmingham Royal Ballet, entre outros conjuntos.
Atuou em concertos como solista, com conjuntos de câmara (participando do IV Simpósio Europeu de Harpa), e como solista com orquestras no Brasil e no exterior (Itália, França, Alemanha, Áustria, EUA, Eslovênia e Croácia). Em janeiro de 2004 tocou Sequenza II de Luciano Berio, no Teatro Carlo Felice em Gênova, no primeiro memorial europeu dedicado ao compositor, espetáculo transmitido ao vivo pela Rádio Tre Rai.
Participou em concursos nacionais e internacionais, ganhando o Primeiro Prêmio no Concurso Nacional “F. Schubert” com 14 anos; em 2002 ganhou o Segundo Prêmio no “V. Salvi”, o mais prestigioso Concurso de Harpa da Itália; em 2007 ganhou o Primeiro Prêmio absoluto no Concurso Internacional da Associação Eslovena de Harpa.
Desde 2012, é professora de harpa na EMESP-Escola de Música do Estado de São Paulo; regularmente convidada a lecionar em festivais, em 2017 foi convidada para a preparação da turnê latino-americana da YOA – Youth Orchestra of Americas.