fbpx

Piano Solos

Em PIANO SOLOS, Fabio Caramuru dirige-se a momentos diferentes de sua carreira. Contempla peças da própria autoria, elaboradas entre os anos de 2011 e 2021, e cria leituras inéditas a partir disso.

A experiência na música erudita e popular desse pianista e compositor paulistano flui amiúde sob o fascínio da natureza, como atesta The Wings Suite, Op. 16. Nela, o movimento Tangará evoca o canto do pássaro a cujo nome seu título faz referência e, ainda, encontra via de inspiração em Danseuses de Delphes, de Claude Debussy (1862-1918). Por seu turno, Sabiá, Saudade do Brasil, outro segmento da suíte, traz uma melodia em sextas a memorar a música raiz do Sudeste, voltando-se, ademais, para o sabiá e — em diálogo com Gonçalves Dias (1823-1864), Tom Jobim (1927-1994) e Chico Buarque (1944) — para sua presença na arte nacional.

Peça de verve irônica, Em Três, Op. 7, reexamina a valsa. Subverte algo de sua praxe, visando a afastar levemente o ouvinte de uma zona de conforto na tradicional dança. Em Variations on a High School Hymn, Caramuru acolhe como tema um hino de colégio. Nessa composição, constrói quatro variações breves. A quinta e última, ampla, distende a melodia original. Essas duas peças, inclusive, ilustram bem, mas sem esgotar, a palheta imaginativa do álbum, repleto de contrastes sonoros, conceituais e inspiratórios.

Texto: Daniel Bento – @enxerguemusica

Sugestões

Between Light & Shadows

Apresentando um estilo que adota interpretações simples e minimalistas, o compositor e pianista carioca chega ao seu segundo disco com composições instrumentais inéditas.

Remain in Silence

Álbum de estréia do pianista carioca, apresentando composições autorais minimalistas.

Acalanto

Seleção com treze composições inéditas, em abordagem intimista no piano e outros timbres processados.

Solitude

Álbum de estréia do pianista e compositor, apresentando obras intimistas e emocionais.