Olga Kopylova, pianista, interpreta nesse álbum em reverência aos 30 anos de trajetória artística do compositor e maestro paulistano Rodrigo Vitta, um conjunto de obras inéditas escritas para o instrumento.
Concebido em duas partes, o álbum captura cuidadosamente a essência artística de Vitta: Na primeira parte, Brazilian Fruits, Piano Preludes, se estabelece um diálogo íntimo com os prelúdios magistrais dos ilustres compositores do passado, reexplorando a expansão tonal por meio de transformações arquetípicas da harmonia. Nessas peças, o compositor aplica novos conceitos acadêmicos que vem desenvolvendo, tais como “tritonização quadrifacial da tônica”, que em linguagem mais informal, significa a aplicação de dissonâncias pontuais em pontos musicalmente importantes da obra, “impedindo” uma resolução tonal mais óbvia.
Na segunda parte, as peças que foram originalmente escritas para sinfonias e óperas do compositor, adquirem nova vida ao serem adaptadas para o piano solo, em clara exortação a novas sonoridades. Kopylova as explora e interpreta com singular propriedade, conferindo profundidade e significância a cada uma delas. Minuciosas e envolventes, sua interpretação revela as intrincadas perspectivas e nuances que estão presentes na linguagem musical de Vitta, complementadas harmoniosamente com a arte gráfica, criada pelo renomado artista plástico Clovis Pareiko.