Criada por dois músicos expoentes do cenário musical brasileiro, Alejandro Aldana (spalla da Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo) e Matthew Thorpe (concertino da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a São Paulo Chamber Soloists (SPCS) é formada por 14 solistas de cordas oriundos das principais orquestras de São Paulo. Sua preeminência e versatilidade no cenário artístico nacional, é celebrada em interpretações refinadas do repertório camerístico e orquestral, seja em apresentações impecáveis ou gravações.
Radamés Gnattali (1906-1988), é considerado um dos maiores expoentes na confluência da música erudita com a popular no Brasil. Compositor e arranjador de vastas dimensões artísticas, Gnattali é exaltado neste álbum do SPCS, que percorre algumas de suas composições mais significativas, como o Concerto para Viola e Orquestra de Cordas, destacando a solista Jennifer Stumm, uma das violistas mais eminentes de sua geração. Destaca-se também o Concerto No. 4 para Violão e Orquestra de Cordas “À Brasileira”, uma obra que ilustra a maestria do compositor na fusão de gêneros como seresta, tango e jazz com vibrantes ritmos brasileiros, destacando como convidado especial, o violonista Fabio Zanon, indicado ao Grammy Latino.
As interpretações da SPCS brilham com o lirismo, a energia e a inovação que caracterizam a extensa obra de Gnattali, oferecendo performances joviais, de vigor criativo e inventividade, sinônimos da obra do compositor. Com Radamés, a SPCS reafirma-se como uma das formações de câmara mais influentes e inspiradoras no panorama da música contemporânea no Brasil.