Andre Matos
Andre Matos (1971-2019) foi um cantor, compositor, maestro e pianista brasileiro, conhecido por ter sido membro fundador e vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman. Além de ter participado de diversos projetos como Virgo, Symfonia e Avantasia, em 2006 lançou-se em carreira solo.
Andre começou seus estudos musicais ainda na infância, aos 7 anos de idade, com aulas de piano e ingressou em sua primeira banda, o Viper, aos 13, alcançando reconhecimento internacional. Anos mais tarde, ao ingressar na Faculdade de Artes Santa Marcelina, deixa a banda e no último ano do curso, transfere-se para a Faculdade de Artes Alcântara Machado, graduando-se como bacharel em regência e composição, além de habilitação em piano clássico. Paralelamente, durante anos, estudou canto lírico com Francisco Campos, professor titular da Universidade de São Paulo.
Ainda na faculdade, conheceu o guitarrista Rafael Bittencourt, com quem fundaria o Angra, uma das maiores bandas de rock brasileiras. Nos 9 anos que esteve à frente da banda como vocalista e compositor, gravou álbuns icônicos como Angels Cry, Holy Land e Fireworks, que, aliados a turnês pelo Brasil e pelo mundo, chegaram a mais de um milhão de cópias vendidas. Nesse período, Andre foi cogitado como possível substituto de Bruce Dickinson na banda Iron Maiden, mas a vaga acabou sendo preenchida pelo inglês Blaze Bayley.
No início de 2000 deixa o Angra e forma a banda Shaman. O primeiro álbum Ritual, lançado em 2002, os leva ao estrelato, impulsionado pela música Fairy Tale, incluída na trilha sonora da novela O Beijo do Vampiro (TV Globo). Em 2006, deixa o Shaman para dedicar-se à carreira solo, gravando 3 álbuns. Em 2012, retorna aos palcos com o Viper, em comemoração aos 25 anos do lançamento do primeiro álbum da banda e, em 2018, retorna com a formação clássica do Shaman, realizando uma série de apresentações com ingressos totalmente esgotados. Andre faleceu de infarto aos 47 anos, em 2019.