Emmanuele Baldini
Emmanuele Baldini nasceu em Trieste, Itália, cercado pela música. Após estudos em sua cidade natal com Bruno Polli, Baldini aprofundou seus estudos de violino em Genebra com Corrado Romano, em Salzburg e Berlim com Ruggiero Ricci, e recebendo aulas de regência de Isaac Karabtchevsky e Frank Shipway. Desde cedo, Baldini foi premiado em inúmeros concursos internacionais, atuando como solista ou recitalista em todo o mundo. Apresentou-se em todas as principais salas de concerto europeias, no Japão, EUA, Austrália, China e na América Latina e sobretudo no Brasil, onde se encontra desde 2005.
Ele gravou mais de 30 gravações em seu nome. As colaborações musicais de Baldini incluem inúmeros artistas de renome internacional, e o falecido maestro Claudio Abbado escreveu em uma carta de Baldini: “Estou impressionado com sua profunda musicalidade e nível técnico”. Foi Spalla da Orchestra del Teatro Comunale di Bologna, Orchestra del Teatro alla Scala di Milano, Orchestra del Teatro “Guiseppe Verdi” di Trieste, e desde 2005 é o Spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Brasil.
Os destaques da regência de Baldini incluem concertos no Teatro Colón, em Buenos Aires, no Teatro del Sodre, em Montevidéu, e apresentações com as principais orquestras da América Latina. De 2017 a 2020 foi diretor musical e artístico da Orquesta de Cámara de Valdivia, no Chile.