fbpx

Endless Search

Da primeira à última faixa, o álbum ENDLESS SEARCH traz ao ouvinte a experiência imemorial da música improvisada. Rodrigo Bragança — guitarrista, compositor, produtor musical, professor, escritor — há muito convida o público para essa arena do momento único. Esse instante eternizado numa gravação capaz de capturar-lhe as nuanças, que assim chega ao registro íntimo do ouvinte, a memória.

Em ENDLESS SEARCH, o artista compõe em tempo real não apenas para a guitarra. Dirige-se também a outras vias expressivas que se tornam seus instrumentos, a exemplo do delay, do reverb, do tremolo, do pitch shifter e do ring modulator. Longe de meros efeitos para o conhecedor reconhecer, fundem-se à linguagem musical. Demonstram isso de imediato os diálogos que fazem do reverse delay parte da trama textural em Nimbus Flower e os ecos que, como numa sala de espelhos, adensam o tecido sonoro de Tourmaline.

Bragança dedica-se à comunicação entre a música e outras linguagens. Associa suas memórias de um clássico de David Lynch, Lost Highway, ao timbre que em Distant Fog integra o ambiente. Por sua vez, as improvisações Under the WaterExploration Submersion dialogam com o extramusical, o mundo subaquático. Na faixa título, como nas demais composições, é sobretudo a arte sonora em si que move a criação.

Texto: Daniel Bento – @enxerguemusica

Sugestões

Mind Oceans

Improvisações atmosféricas, com ênfase no uso de efeitos e processamentos experimentais dos timbres da guitarra elétrica.

Acalanto

Seleção com treze composições inéditas, em abordagem intimista no piano e outros timbres processados.