Mazas: 30 Etudes Spéciales, Op. 36

O premiado maestro e violinista brasileiro Claudio Cruz apresenta nesse álbum, os estudos especiais do violinista, pedagogo e compositor francês Jacques Féréol Mazas. As peças, originalmente escritas para o refinamento técnico dos alunos de violino, trazem, entretanto, uma beleza oculta, revelada pelas imaculadas interpretações do artista.

Esses estudos são amplamente conhecidos por todos os estudantes de violino, pois são preparatórios para adentrar no repertório violinístico do período romântico. Os compositores da época, diferentemente dos períodos barroco e clássico, passaram a explorar e valorizar anotações e interpretações mais complexas na dinâmica do instrumento, incluindo técnicas inovadoras.

“Os estudos de Mazas são bastante musicais, apresentam elementos que vão além da simples execução mecânica do que está escrito nas partituras…. Por essa razão, são considerados essenciais na formação do bom violinista. Gravá-los foi uma grata redescoberta, até mesmo para mim” – Claudio Cruz

Sugestões

Mozart: Sonatas for Piano and Violin, Vol. 1

,
Sonatas para piano e violino K 301, K 302, K 303, K 304, K 305 e K 306 em interpretações magistrais do violinista Claudio Cruz e da pianista Olga Kopylova.

Song of the Black Swan

,
Em um repertório minuciosamente escolhido, o encontro extraordinário do violinista e maestro Claudio Cruz com o pianista Marcelo Bratke.

Valsas & Choros

,
Repertório de canções brasileiras do início do século XX, interpretadas no violino e piano.

Beethoven: Duets

,
Seleção de obras de Ludwig van Beethoven, escritas para dois instrumentos, em memoráveis interpretações.

Mazas: 30 Etudes Spéciales, Op. 36

Antologia de 30 estudos para violino, escritos pelo compositor francês Jacques Mazas.

Kayser: 36 Violin Studies, Op. 20

Seleção de 36 estudos progressivos para violino, do compositor alemão Heinrich Kayser.