Os “Cinco Divertimentos K. Anh. 229/439b”, originalmente escritos por W. A. Mozart para corno di bassetto (Uma versão antiga de “clarinete baixo”), foram adaptados para trio de cordas, nesta irretocável gravação. Considerada uma das mais belas obras do compositor austríaco, cada divertimento possui cinco movimentos, contendo allegros, adagios, menuettos e rondos, demonstrando uma notável diversificação da estética deste período tão elegante da história da música europeia.
As versões, transcritas para trio de cordas, aqui primorosamente interpretadas por Claudio Cruz no violino, Gabriel Marin na viola e Alceu Reis no cello, privilegiam as possibilidades específicas dos instrumentos, sua plasticidade e dinâmica, mas também propiciam uma execução rica e congruente enquanto trio. A qualidade individual dos músicos e o convívio de anos tocando juntos, tornam evidente a coesão da afinação, a articulação precisa e a interpretação imaculada nas dinâmicas.
Nesse conjunto único de singularidades, a genialidade de Mozart é evidenciada pela maturidade musical do trio, que, em sua adaptação e performance inovadoras, promove uma leitura exemplar de mais esta obra-prima, em novos horizontes timbrísticos.