Mais do que uma seleção de obras referenciais no repertório da música clássica, arranjadas e executadas pelo cellista brasileiro Raïff Dantas Barreto, LIBERA ME é também, um tributo as peças mais estimadas pelo músico, que acompanham sua jornada pela arte desde a infância.
O processo de concepção e realização do álbum foi longo, porém prazeroso, ao longo dos quase oito anos de produção, resultado de cuidadosas transcrições em arranjos para grupos de quatro, cinco e oito violoncelos. Por meio do álbum, Dantas Barreto embarcou em uma viagem sonora pelas lembranças e momentos à frente da Orquestra Sinfônica do Theatro Mvnicipal de São Paulo, além de resgatar memórias afetivas de sua infância, quando, ao lado do pai, escutava Beethoven e outros compositores clássicos.
Ao optar por leituras centralizas em seu instrumento, o músico provocou para si desafios que se provaram plenamente superados, desde simples transposições de tons e regiões até reformulações completas e adaptações de outros instrumentos às tessituras próprias do cello. Como um preciso e versátil artesão, executou em diversos takes no cello, todos os contrapontos, harmonias e melodias presentes no repertório, com rigor e sensibilidade, em mais uma constatação de seu requinte técnico e profunda emotividade.