Mozart: Piano Sonatas K. 283, K. 284 and K. 309

Obra-prima do apogeu criativo no século 18, as sonatas para piano de Mozart exigem grande preparo por parte do intérprete, pois além de apresentarem elevado grau de dificuldade técnica, estão imbuídas de um raro senso estético na forma e expressão. Ao mesmo tempo, possuem encantadora simplicidade, obras que cativam instantaneamente o ouvinte com um misto de espontaneidade e perfeição musical.

Neste segundo volume da integral, Clara Sverner nos brinda com mais três sonatas: a K. 283 em Sol Maior, a K. 284 em Ré Maior e a K. 309 em Dó Maior.  Dentre elas, a mais ousada talvez seja a K. 284, encomendada pelo Barão Taddhäus von Dürnitz, fagotista amador,  que solicitou ao compositor que escrevesse uma peça no “estilo francês”. Com três movimentos, a sonata termina com um deslumbrante Tema com Variações, que trazia novas conquistas no desenvolvimento da técnica pianística, abrindo novos caminhos, que mais tarde seriam trilhados e desenvolvidos por Beethoven, Mendelssohn e Brahms.  Mozart orgulhava-se dessa sonata e fez questão de executá-la ele próprio, em 1777 na inauguração dos novos pianos Stein, em Ausburgo.

Intérprete inquieta e original, Clara construiu ao longo de uma expressiva e bem-sucedida carreira, um legado de memoráveis gravações que refletem sua permanente ousadia. Ao se debruçar sobre as dezoito sonatas para piano de Mozart, a pianista reveste suas interpretações de cores vivas e precisão estética, sem nunca perder de vista o equilíbrio, oferecendo uma leitura majestosa do universo mozartiano.

Sugestões

imagem da capa do album

Reminiscenses, Vol. 2

Obras que marcaram a adolescência da pianista, em interpretações intimistas.
Foto da album Clara Sverner

Reminiscenses, Vol. 1

Obras que marcaram a adolescência da pianista, em interpretações intimistas.

Ravel + Debussy

Antologia de obras consagradas de dois dos maiores compositores da música francesa, mestres do impressionismo.

Chopin

Obras de Frédéric Chopin, interpretadas pela aclamada pianista. FINALISTA 12º LATIN GRAMMY 2011 - Melhor Álbum de Música Clássica.

Mozart: Piano Sonatas K. 533, K. 545, K. 570 and K. 576

Quinto volume das sonatas para piano de Mozart, por Clara Sverner.

Mozart: Piano Sonatas K. 332, K. 333, K. 475 and K. 457

Quarto volume das sonatas para piano de Mozart, por Clara Sverner.

Mozart: Piano Sonatas K. 311, K. 310, K. 330 and K. 331

Terceiro volume das sonatas para piano de Mozart, por Clara Sverner. FINALISTA 10º LATIN GRAMMY 2009 - Melhor Álbum de Música Clássica.

Mozart: Piano Sonatas K. 279, K. 280, K. 281 and K. 282

Primeiro volume das sonatas para piano de Mozart, por Clara Sverner.

Chiquinha Gonzaga

Interpretações magistrais no piano, da obra de uma das maiores compositoras brasileiras.