Chiquinha Gonzaga

Chiquinha Gonzaga (1847-1935), compositora e maestrina carioca, é sem dúvida a maior personalidade feminina da história da música popular brasileira e uma das expressões maiores da luta pelas liberdades e empoderamento das mulheres.  Inquieta e versátil, Chiquinha sempre esteve muito à frente de seu tempo, não só desafiando valores sociais de uma época preconceituosa, ao se separar de um casamento imposto pelo pai, mas também por viver de música, de forma independente. Superando adversidades consideradas intransponíveis, seu temperamento forte e alegre, fez do piano sua voz contra a opressão.

Nesse álbum, CLARA SVERNER dá continuidade ao que pioneiramente fez em 1980, quando gravou dois discos com a obra de Chiquinha e a colocou novamente nos holofotes. Clara se entrega mais uma vez à obra pianística da compositora, apresentando a beleza e harmonia das marchas, polcas, maxixes e tangos de Chiquinha. Sua interpretação segura e sensível, coloca em evidência a riqueza rítmica e a densidade de suas composições, que tanto contribuiram para a música popular no Brasil.

Sugestões

imagem da capa do album

Reminiscenses, Vol. 2

Obras que marcaram a adolescência da pianista, em interpretações intimistas.
Foto da album Clara Sverner

Reminiscenses, Vol. 1

Obras que marcaram a adolescência da pianista, em interpretações intimistas.

Ravel + Debussy

Antologia de obras consagradas de dois dos maiores compositores da música francesa, mestres do impressionismo.

Chopin

Obras de Frédéric Chopin, interpretadas pela aclamada pianista. FINALISTA 12º LATIN GRAMMY 2011 - Melhor Álbum de Música Clássica.

Mozart: Piano Sonatas K. 533, K. 545, K. 570 and K. 576

Quinto volume das sonatas para piano de Mozart, por Clara Sverner.

Mozart: Piano Sonatas K. 332, K. 333, K. 475 and K. 457

Quarto volume das sonatas para piano de Mozart, por Clara Sverner.

Mozart: Piano Sonatas K. 311, K. 310, K. 330 and K. 331

Terceiro volume das sonatas para piano de Mozart, por Clara Sverner. FINALISTA 10º LATIN GRAMMY 2009 - Melhor Álbum de Música Clássica.

Mozart: Piano Sonatas K. 283, K. 284 and K. 309

Segundo volume das sonatas para piano de Mozart, por Clara Sverner. Vencedor do PRÊMIO TIM 2005 - Melhor álbum de música erudita.

Mozart: Piano Sonatas K. 279, K. 280, K. 281 and K. 282

Primeiro volume das sonatas para piano de Mozart, por Clara Sverner.