Beethoven: Piano Sonatas No. 3 in C Major, Op. 2 & No. 16 in G Major, Op. 31

Dentre as três sonatas Op. 2 dedicadas ao compositor Joseph Haydn, a de No. 3 é considerada como a primeira sonata virtuosística de Beethoven. Apresentando desafios de imensa dificuldade, a obra requer do intérprete um domínio técnico e também resistência física. Composta em 1795, é possível perceber que o compositor alemão estava em busca de novos caminhos, inovando em termos de harmonias, articulações e dinâmicas, além de explorar novas possibilidades para o piano, que, naquela época passava por rápidas e intensas transformações.

Já a Sonata No. 16, Op. 31 sinaliza uma abordagem irônica que remete ao teatro italiano: humor, brincadeiras, diálogos rápidos e algumas explosões tempestivas de fúria, que lembram cenas de comédias musicais. Os “italianismos” utilizados na linguagem da sonata são incontestáveis, mas é evidente que Beethoven propositadamente brincava com esta referência, sem deixar seu estilo ser influenciado por ela.

Nesse álbum, as interpretações da pianista Olga Kopylova fazem jus ao caráter inovador e disruptivo das sonatas compostas pelo gênio de Bonn, cuja obra perdurará pela eternidade, como uma das mais prodigiosas criações artísticas da humanidade.

Sugestões

Morning Star

Antologia de obras para piano de compositores russos, em interpretações magistrais.
Capa Miniatures Olga Kopylova

Miniatures: The Music of Cécile Chaminade

Antologia de obras da compositora francesa Cécile Chaminade, interpretadas pela pianista da Osesp.