Colours of Villa-Lobos

O primeiro contato da pianista Olga Kopylova com a música de Villa-Lobos ocorreu quando ela ingressou no Conservatório de Moscou, em 1997. Sua professora, Liudmila Roshina, sugeriu algumas músicas de compositores de outros países e um deles era Villa-Lobos, com as obras Proles de Bebê 1 e 2. Kopylova ficou perplexa com a escrita do compositor brasileiro, lhe parecendo difícil demais, o que fez com que desistisse das peças. Em 2000, entretanto, ao se mudar para o Brasil e assumir a posição de pianista titular da OSESP, começou a realizar concertos e gravações de diversas obras de Villa-Lobos.

Em 2021, já completamente familiar com o repertório para piano solo do compositor, surgiu a ideia de gravar um álbum, que oferecesse aos ouvintes uma visão clara da riqueza e da diversidade dos estilos presentes na escrita de Villa-Lobos. Ao fundir as formas existentes na herança europeia com o folclore brasileiro, o compositor criou um legado de valor inestimável ao repertório pianístico: Peças complexas em termos musicais e técnicos, propondo aos intérpretes, desafios que exploram todos os registros do teclado, muitas vezes apresentando multiplicidade e sobreposição de ritmos e harmonias. Da música ao design gráfico do álbum, criado pelo artista plástico franco-americano Clovis Pareiko, COLOURS OF VILLA-LOBOS é um tributo a diversidade.

“Sinto as músicas dele como paletas e explosões de cores, um desfile de carnaval onde apresentam-se personagens de múltiplos nuances emocionais, vestidos de fantasias exuberantes. Para mim, o mundo sonoro de Villa-Lobos é colorido, profundo e intenso” – Olga Kopylova

Sugestões

Salut d’Amour

Antologia de obras musicais de grandes compositores da música clássica, interpretadas no violino e no piano.

Mozart: Sonatas for Piano and Violin, Vol. 1

,
Primeiro volume das "Sonatas para piano e violino" de Mozart, interpretadas por Claudio Cruz e Olga Kopylova.

Beethoven: Piano Sonatas No. 3 in C Major, Op. 2 & No. 16 in G Major, Op. 31

Interpretações prodigiosas das sonatas para piano No. 3, Op. 2 e No. 16, Op. 31, de Ludwig van Beethoven.

Morning Star

Antologia de obras para piano de compositores russos, em interpretações magistrais.

Miniatures: The Music of Cécile Chaminade

Antologia de obras da compositora francesa Cécile Chaminade, interpretadas pela pianista da Osesp.