Ao tocarem juntos a “Sonata para piano e violino em Mi menor, K 304”, de Mozart, o maestro e violinista Claudio Cruz e a pianista Olga Kopylova vislumbraram uma excelente oportunidade para adentrarem, como um duo, no universo do célebre compositor austríaco, Wolfgang Amadeus Mozart.
Registrar as sonatas para violino e piano de Mozart exige no entanto, preparação intensa, estudo detalhado das particularidades estilísticas, além inquestionavelmente, de uma sólida experiência e maturidade artística dos instrumentistas. Predicados estes, que não faltam ao duo, que são músicos internacionalmente reconhecidos.
Ainda assim, o desafio é notável: Divididas em vários volumes, separadas cronologicamente, as sonatas contemplarão as fases infantil e madura do compositor, com 36 obras a serem gravadas em um período de dois anos. Iniciando a série neste primeiro volume, Cruz e Kopylova apresentam as sonatas K 301, K 302, K 303, K 304, K 305 e K 306, esta última com três movimentos, ao contrário das demais, que possuem apenas dois movimentos cada. “O estilo de Mozart é conhecido pela clareza e brilho das ideias, melodias simples e facilmente assimiladas, leveza de texturas e virtuosismo. Claudio é um músico excepcional, com quem tenho absoluta confiança em dividir esse projeto” – Olga Kopylova